Cirurgia de Mama
VoltarPrótese de mama: A mamoplastia de aumento, com colocação de uma prótese de silicone, é a cirurgia de escolha para o aumento e/ou projeção da mama. Ela é indicada em casos de insatisfação com o tamanho das mamas melhorando o contorno corporal e elevando a autoestima das mulheres. É indicada também para corrigir assimetrias (diferença de tamanhos) e atrofia das mamas após a gravidez, alem de ser utilizada em reconstruções para pacientes submetidas a ressecção da mama.
Redução de mama: A mamoplastia tem por objetivo diminuir o volume das mamas e ou melhorar a forma das mesmas, para que atinjam a harmonia com o resto do contorno corporal.
Reconstrução de mama: A reconstrução mamária visa restaurar o contorno corporal e o equilíbrio físico e mental das mulheres que passaram pela experiência causadas por ressecções de tumores, traumas ou queimaduras.
A grande maioria das reconstruções são realizadas devido mastectomia (totais ou parciais) por câncer de mama. Trata-se de um procedimento seguro, cada vez mais adotado devido a capacidade de devolver à mulher o bem estar e a a auto estima.
A necessidade da reconstrução de mama pode ser decorrente de: má formação congênita, deficiências de crescimento mamário por fatores traumáticos, sequelas de mastectomia total, parcial (quadrantectomias) ou de tumorectomias, sequelas de queimaduras, necrose por infecção (por exemplo, em casos de mastite puerperal),dentro outros fatores.
Importante: A cirurgia plástica mamária, assim como qualquer outra cirurgia plástica, deve sempre ser realizada em centro cirúrgico, por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e com o auxilio de um anestesista.